Percurso Longo e Percurso Curto – Troço Inicial Comum
O percurso tem início no Largo Dr. João Francisco Pascoal Coelho. Siga em direcção à Estrada Nacional e vire à esquerda em direcção a Montemor-o-Novo. Cerca de 400 metros à frente, à sua direita, avistará os Moinhos de Vento de Cabrela. Caso disponha de tempo, faça um desvio para os observar de perto, voltando depois ao percurso, que segue pela estrada de alcatrão por mais cerca de 600 metros. Ao encontrar sinalização vire à direita para a estrada de terra.
Sinalização do percurso
Siga pelo caminho de terra, em terreno ondulado rodeado por campos agrícolas, em direcção ao Monte do Vale da Lama, que avistará à sua direita à medida que o caminho começa a descer. A sua esquerda, ao longe, encontra-se o Monte Novo do Vale da Lama. Prossiga pelo caminho de terra até se cruzar com uma pequena linha de água. Atravesse-a em direcção aos sobreiros, azinheiras e pinheiros-mansos que aqui se associam num povoamento misto característico da região. O relevo é ondulado e, à medida que sobe, começará a avistar, ao longe à sua direita, a vila de Cabrela.
Cerca de 500 metros após a linha de água, já em zona de planalto, o caminho é ladeado por cercas de arame dos dois lados. Trata-se do local de bifurcação dos dois percursos: para seguir o Percurso Curto tome o caminho da direita, apenas ladeado por cerca do lado esquerdo; caso contrário siga em frente.
Percurso Curto
Siga ao longo do caminho, acompanhado à esquerda por cerca de arame. Cerca de 600 metros à frente transponha a cancela, deixando-a fechada. À sua esquerda avistará o Monte do Tinau e um pouco à frente o caminho bifurca: tome a direita. Encontra-se agora na zona mais alta do percurso, da qual se avista com pormenor a vila de Cabrela, à sua direita.
Mais à frente, quando o caminho começa a descer, é possível disfrutar uma majestosa paisagem que reflecte a diversidade ecológica desta zona: sobreiros, azinheiras, pinheiros-mansos, campos agrícolas e a galeria ripícola formam um mosaico digno de contemplação. Trata-se de uma zona favorável à ocorrência de aves de rapinas, que por vezes se observam pairando no céu.
Siga em frente, descendo em direcção à linha de água. Passe pelo armazém agrícola, atravesse a linha de água e cerca de 50 metros à frente vire à esquerda em direcção aos postes de alta tensão. Siga ao longo do caminho, ladeado à direita por cerca de arame. Um pouco à frente o caminho desce, encontrando-se depois uma cancela de arame, que deverá transpor deixando-a fechada. 10 metros à frente encontrará um cruzamento de caminhos de terra local de encontro com o Percurso Longo. Tome a direita, o percurso prossegue ao longo do troço final comum aos dois percursos.
Percurso Longo
Siga cerca de 200 metros em frente pelo caminho ladeado por cercas de arame, até atingir uma bifurcação. A sua esquerda avistará o Monte de Tinau, mas o percurso prossegue pela direita, descendo em direcção ao Moinho Velho. Após alguns metros de descida encontrará as ruínas deste antigo moinho de água, e deverá contorná-lo, descendo até à Ribeira de Safira.
Aproveite e aprecie a galeria encaixada da ribeira, ladeada por encostas escarpadas e cobertas de vegetação, quase impenetrável ao Homem, mas tão propícia às espécies ribeirinhas. A geomorfologia local origina um micro-clima húmido e fresco, que permite o desenvolvimento de musgos, líquenes e fetos raros de encontrar no Alentejo.
Atravesse a Ribeira, prosseguindo em subida íngreme, a partir da qual se observa uma fantástica panorâmica sobre os vales encaixados. Um pouco depois, do seu lado esquerdo, observará o Monte do Tinau numa perspectiva diferente. Prossiga em frente, com a cerca de arame à sua esquerda, até atingir uma bifurcação, altura em que o caminho deixa de ser ladeado por cerca.
Tome a direita, descendo depois em direcção a uma linha de água. Após passar a linha de água, continue em frente, subindo e passando por umas ruínas cobertas de silvas. Está numa zona onde é frequente encontrar gado a pastar, o que merece um cuidado especial no seu comportamento (não falar alto, não fazer gestos bruscos, não se aproximar demasiado) para não assustar os animais.
O percurso segue em direcção à cerca de arame que se avista ao fundo, junto de outras ruínas. Atravesse a cerca, deixando a cancela fechada, e tome a direita, em direcção às linhas eléctricas, deixando para trás a habitação arruinada. Cerca de 500 metros à frente, após ter passado por baixo das linhas eléctricas, atingirá nova cerca de arame e uma linha de água, que deverá atravessar. O caminho bifurca e deverá seguir pelo caminho da direita, que sobe em direcção ao Monte da Casa Branca.
Contorne o Monte da Casa Branca, seguindo em frente e descendo em direcção ao montado de azinho. O percurso prossegue por este caminho, devendo ignorar-se quaisquer bifurcações, e atravessar sucessivamente montado de azinho, sobro e pinheiros-mansos, até atingir nova cerca de arame, cerca de 1400 metros após o Monte da Casa Branca. Atravesse a cerca, deixando-a fechada, e siga em frente. Cerca de 200 metros à frente, irá cruzar novamente a linha de alta tensão e pouco depois o caminho começa a descer em direcção à Ribeira de Safira, que se avista à sua direita.
Atravesse a ribeira, que aqui surge em leito aplanado e vale aberto, e continue em frente por mais 300 metros até atingir um caminho Iadeado por cerca de arame dos dois lados, ponto de encontro com o Percurso Curto, e início do Troço Final Comum dos dois percursos.
Percurso Longo e Percurso Curto – Troço Final Comum
Siga em frente, subindo pelo caminho ladeado por cercas de arame. Ao encontrar um cruzamento tome o caminho da esquerda, que prossegue em subida. Mais à frente, encontrará nova bifurcação, devendo tomar o caminho que sobe pela direita.
Na parte final deste troço o caminho de terra termina, dando lugar ao alcatrão da Rua do Castelo, já na vila de Cabrela. Siga em frente por uns escassos metros, virando à direita na Rua do Outeiro, que desce em direcção à Estrada Nacional, voltando ao início do percurso.
Código de Conduta
- Utilize apenas os trilhos e caminhos assinalados, respeitando a propriedade privada
- Evite barulhos e atitudes perturbadoras
- Não colha plantas
- Não deixe lixo nem faça lume
- Feche cancelas e portões
Onde Comer
Café Popular
Rua Dr. Gama Franco, 7° Cabrela
Tel: 265 895 l32
O Girassol
Rua São joão de Deus, 3 ° Cabrela
Tel: 265 895 I50
O Chaparral
Monte Cascais, EN 4 ° Silveiras
Tel: 266 892 484
Contactos Úteis
Junta de Freguesia de Cabrela
Tel: 265 895 l40
e-mail: info@jfcabrela.pt
Posto Municipal de Turismo
Tel:266 898 lO3
e-mail: turismo@cm-montemornovo.pt
Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado
Tel: 266 837 476
e-mail: redenatura@cm-montemornovo.pt
Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo
Tel: 266 899 l80
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Tel: 266 898 IOO
Centro de Saúde de Montemor-o-Novo
Tel: 266 899 520
Posto da G.N.R. de Cabrela
Tel: 265 895 l33